Escrito por: Unknown quarta-feira, 19 de junho de 2013

E aí povo, como estão? Eu estou sempre fazendo mais matérias, e estou gostando muito dos resultados do blog. É bom você ver que as pessoas gostam do seu trabalho. Eu posso parecer (e sou) meio chato porque toda vez que eu faço uma matéria eu fico pedindo pra votarem na enquete, comentar, essas coisas, mas isso é mais pra saber se estão gostando ou não. Chega de papo, tem um tempinho que eu não posto uma matéria sobre a cultura japonesa em si, então hoje vou falar sobre algumas coisas do dia-a-dia do Japão.


1 - Cumprimentos/Aisatsu: Educação é uma coisa essencial, seja o país que for. No Japão não é diferente, mas, para nós, reles brasileiros, falar japonês é um pouco complicado. Quando assistimos animes dublados pegamos de vez em quando "pegamos" algumas palavras, entre elas os cumprimentos. Mas, para refrescar a mente de todo mundo, aqui vão: Bom Dia = Ohayou Gozaimasu (eu uso bastante esse no blog), Boa Tarde = Konnichiwa e Boa Noite = Kombanwa (esse eu não conhecia).

2 - Avisar as coisas antes/Jizen Rennraku: Cara, entenda uma coisa, japonês odeia que as pessoas ou se atrasem ou não compareçam aos lugares (nunca dê um toco em uma japonesa). Se for faltar n escola, trabalho, não precisa nem de atestado, só avisar antes pros japinhas não ficarem putos.

3 - Carimbos/Inkan: No Japão, sempre que alguém vai assinar um documento, contrato, alguma coisa do tipo, eles exigem o carimbo da pessoa (acho que os olhos puxados deles enxerga mais o carimbo do que a assinatura). Para eles, o carimbo é mais importante que seu nome no papel (também com umas letras daquelas...). 

4 - Cartão de Visita/Meishi: Sabe aqueles cartõezinhos que aqui no Brasil o povo dá na rua e a maioria das pessoas nem pega? Lá eles dão mais em festas de empresas, essas coisas, sendo muito útil nas negociações... 

5 - Hábitos dentro de casa/Le no Naka: As casas japonesas tem a entrada abaixo da porta (um degrau, mais ou menos) e é quase um pecado mortal entrar em casa com a sandália que você está calçado. Os olhos puxados acreditam que se uma pessoa vem da rua e entra em casa com o mesmo sapato, traz as energias negativas da rua para o lar. Por isso eles ficam ou descalços ou usam sandálias para dentro de casa mesmo.
6 - Banheiro/Benjyo: Até nisso eles são complicados. No japão as casas podem optar por dois tipos de banheiro, um é o normal que estamos acostumados (Youshiki para eles) e o estilo japonês (Washiki em japonês). Só que o segundo tipo, a pessoa tem que se agachar para usar o vaso sanitário. 

7 - Banheira/Furo: No Japão, a maioria das casas usa banheiras de furô (aquelas que a água é quente). Seria bem legal, mas ainda assim tem que ter o chuveiro normal. Os caras tem tanta chiada que para entrar na banheira você tem que tomar banho antes para não sujar a água da banheira. Eles não trocam a água...

8 - Barulho/Souon: O povo japonês é bem queto, e muito barulho incomoda em qualquer lugar do mundo. Então, vocês que gostam de funk, nada de som alto no Japão, okay?

9 - Celebrações/Oiwaigoto: Japonês gosta de uma festa... pode ser o motivo que for, os caras estão comemorando. Casamento, nascimento do filho, até primeiro dia de aula eles comemoram. E sempre dão presentes (o lado bom) ou dinheiro (o lado que é ainda melhor). Quando dão dinheiro, tem um envelope especial (Shugibukuro) e só colocam notas novinhas. 

10 - Funeral/Soushiki: Durante o velório (Tsuya em japonês que é mais parecido com o nosso), as pessoas usam roupas pretas e tem que comparecer tanto no velório quanto no enterro. Espeta-se o bolinho de arroz com o hashi, e as pessoas tem que levar mais dinheiro, no velório em um envelope chamado Kouden e no enterro o já citado Shugibukuro. 

11 - Associações comunitárias e grupos para crianças/Jinchikai e Kodomokai: essas associações existem para aumentar o convívio das pessoas, e fazer a boa e velha "política da boa vizinhança". A participação não é obrigatória, as pessoas que fazem essa divulgação vão de porta em porta (Kairaban no Japão) e pegam o nome das pessoas (como em um abaixo assinado). Você paga uma taxa que varia de região, e as informações sobre essas organizações.
As casas japonesas tem a entrada abaixo da porta (um degrau, mais ou menos) e é quase um pecado mortal entrar em casa com a sandália que você está calçado.
Gostaram da matéria? Espero que tenha ajudado a vocês, não deixem de colocar a sua opinião sobre as matérias e sobre o blog também. Tchau! 

Deixe seu comentário

Regrinhas dos comentários:

- Não fale coisas feias
- Não anuncie outros blogs (a menos blogs parceiros, se quiser comentar com o Open ID também pode)
- Sempre que puder responda e faça o blog cada vez melhor!

Subscrever para postar | Subscrever para Comentar

Curta e siga!

Twitter's

Top' 5 da semana

Você é o número

Música' - Branime

Leiam no Wattpad

Leiam no Wattpad

- Copyright © Anime's -Anime's- Powered by Blogger - Designed by Alan Matos -