Escrito por: Unknown terça-feira, 5 de novembro de 2013

Yosh bando de otakus solitários, tudo bão cocês? Me desculpem pelo tempo sem postagem, foi ENEM, um monte de coisa de uma vez só, ai já viu né, mas um hiato entre as postagens... Bem, esse é um dos (senão o) tema mais legal que será dsicutido, e sem dúvidas um dos mais polêmicos, até porque desde que o mundo é mundo os defensores dos japoneses e os guerreiros americanos brigam para ver quem manja mais dos rabiscos em quadrinhos. Eu vou usar a minha opinião (e experiência) para discutir sobre isso (tá, parei com a sessão "Encontro com Fátima Bernades"). Então, let's go minna?

Quando se fala de mangá, o que vem direto à mente? Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, em geral os mais populares e que não tiveram uma ação grotesca da censura. Já na parte do HQ, temos Thor, Batman, Homem-Aranha, e esses heróis americanos eternizados pelo cinema e popularizados por bonecos muito mal feitos vendidos em lojas de R$ 1,99. Mas uma das coisas mais evidentes (e sem motivo lógico) é uma certa "rivalidade" entre um e outro, o que gera um canyon gigantesco entre os fãs radicais das duas partes. Eu digo sem motivo, porque em nenhum momento (ou em nenhum dos dois tipos de obras) um falou "eu sou melhor que você, seu lula-molusco". Então o que gera isso? 

Eu vou falar dos dois tipos de fãs, pra ficar mais fácil a compreensão. Primeiro: todo fã (sem excessões, a menos alguns orientais) de mangá já leu uma vez na vida pelo menos um HQ. Nem que seja de relance, ou até mesmo a Turma da Mônica (que é muito bom) sabe como funciona um HQ. O que os fãs de mangá alegam sobre os japas serem melhor que os americanos em quesito história em quadrinhos é praticidade. Sim, é muito mais prático ler uma história com poucos textos e de leitura dinâmica do que ler muitos textos or balão como nas HQ's. Os japoneses, em média, lêem uma magazine (revista com vários títulos, e mais ou menos 400 folhas) em 20 minutos. Dá menos de meio segundo por folha. Fora que nos mangás, as onomatopéias ajudam tanto que em cenas de luta, nem precisa-se ler os balões (eu pelo menos faço isso). No mangá também tem distorção de velocidade, coisa que nas histórias em quadrinhos do Tio Sam está se popularizando por agora. É menor, mais compacto e o melhor de tudo: sempre tem uma história nova surgindo, então você nunca fica muito preso a um ou dois heróis. 

Agora do outro lado da rua existe os manos que apoiam os "brothers gringos". Quem gosta de ler, mas ler mesmo, prefere os HQ's americanos pela grande quantidade de falas por balão. E justamente os balões dos quadrinhos americanos que enganam as pessoas que não os lêem muito ou não conhece. Como muitas vezes temos textos que continuam em um quadro, se você não manjar dos paranauê das leituras você se perde. Fora que em alguns casos a diagramação das próprias páginas deixam a desejar, com páginas de muitos quadros em cenas de ação e poucos quadros em cenas estáticas. Os HQ's americanos tem uma outra parte que eu nã sei se é bom ou ruim, porque isso depende de vocês, chamada de "falta de atualização". Sério, vocês me desculpem, mas eu não vejo muito lançamentos inéditos por parte da Marvel ou da DC, nada como "Homem-Batata", "Super Tangente" ou qualquer outro tipo de nome maluco de herói. Mas a popularidade deles, é muito grande, e mesmo com títulos "antigos" (que na verdade são clássicos, como o rock) vendem mais do que anti-concepcionais nas escolas. Fora que a cada 20 anos temos "remakes" das histórias que acompanhamos por 20 anos... 

O que não justifica essa separação que acontece por parte de alguns fãs é que da mesma maneira que o HQ usa elementos que funcionaram no seu chará asiático os japoneses utilizam de muitas coisas que deram certo na terra do Bush em seus mangás. Prova disso é o "deus do mangá" Ozamu Tezuka. Quando ele começou na arte, além de nítidas referências em Walt Disney, ele utilizou muito da diagramação das já populares histórias em quadrinhos ocidentais. E pelo outro lado, os frutos do titio Barack já fizeram suas séries em mangá (mas não teve uma vendagem tão boa, então, nada de Homem-Aranha em mangá de novo), fora que a ajuda proporcionada que eles dão à cutura otaku é muito grande. Naruto, por exemplo, só se tornou conhecido no Ocidente pelos americanos (em alguns casos não são tão legais, como na novela "One Piece e 4Kids"). Mas o que importa mesmo é valorizar os dois, até porque coisa boa tem que er compartilhada. 
Mas uma das coisas mais evidentes (e sem motivo lógico) é uma certa "rivalidade" entre um e outro, o que gera um canyon gigantesco entre os fãs radicais das duas partes.
 Pois é galera, tomara que vocês tenham gostado pelo menos um pouquino disso e caso tenham alguma coisa a falar, ou queia discutir mais sobre isso é só comentar. Fui e até a próxima jornada nas estrelas!

{ 2 comentários... leia abaixo ou comente }

Regrinhas dos comentários:

- Não fale coisas feias
- Não anuncie outros blogs (a menos blogs parceiros, se quiser comentar com o Open ID também pode)
- Sempre que puder responda e faça o blog cada vez melhor!

Curta e siga!

Twitter's

Top' 5 da semana

Você é o número

Música' - Branime

Leiam no Wattpad

Leiam no Wattpad

- Copyright © Anime's -Anime's- Powered by Blogger - Designed by Alan Matos -